As características de quem ama
Estudo de Célula 39
Pr. Luiz Carlos


Texto: I João 4.7-12.
Quem ama de verdade demonstra através de atitudes, não apenas com palavras. O apóstolo João é considerado o apóstolo do amor, afinal ele era aquele que reclinava a cabeça no ombro de Jesus. João 13.23-26. No seu evangelho e em suas cartas o amor é o tema central. Mas afinal quais são as características de uma pessoa que ama como esse discípulo amado de Cristo. Em nosso estudo de célula desta semana vamos usar os ensinos do próprio João para responder esta pergunta.
A = É uma característica daquele que é nascido de Deus. No evangelho de João no capítulo 3, vemos sobre a história de Nicodemos a quem Jesus ensinou sobre a importância do novo nascimento. A Nicodemos, Jesus falou sobre bênçãos que o novo nascimento nos concede. Pertencer ao Reino de Deus e em segundo lugar entrar no Reino de Deus. João 3.3; João 3.5. Uma pessoa nascida de Deus terá a natureza de Deus. Como podemos saber se alguém realmente nasceu de novo pela fé? Fazendo o que lhe agrada e rejeitando o que lhe aborrece. Por exemplo, evitando o pecado. I João 3.9.
B = É uma característica daquele que conhece a Deus. Quando conhecemos uma pessoa fica mais fácil agradá-la, não é verdade? Precisamos conhecer a Deus não só de ouvir falar, mas ter um relacionamento íntimo com Ele. Quando Isaías conheceu Deus face a face, teve uma transformação radical e entendeu o seu chamado ministerial. Isaías 6.1-8.
C = É uma característica daquele que permanece em Deus. Quando amamos a Deus, vamos cultivando um relacionamento diário e significativo com Ele, é isso que a palavra permanecer nos traz. Permanecer significa viver com Ele, viver para Deus, ou seja, cultivar um relacionamento de intimidade. Quando isso acontece, reforçamos a capacidade de superar as dificuldades, além de nos moldar à imagem de Cristo, conforme vimos na sua palavra. Filipenses 4.6-7; Provérbios 3.5-6. Quando duas pessoas se amam elas valorizam a oportunidade de estarem juntas. Isto tem que acontecer conosco em relação a Deus. Você valoriza esta na sua presença. Salmo 27.4.
D = É uma característica daquele que tem a propiciação de seus pecados. Uma grande prova de que alguém ama a Deus é o reconhecimento do plano redentor divino. Em II Coríntios 5.14, Paulo diz que o amor de Deus nos constrange. Alguém já fez alguma coisa para você que te deixou sem jeito? Pois é, quem experimenta verdadeiramente o amor de Deus em sua vida fica assim.
E = É uma característica daquele que ama seu irmão. A maior arma que temos segundo Deus é o amor. Provérbios 25.21; Romanos 12.20. Só quem ama consegue obedecer o que acabamos de ler na palavra de Deus. (Quando você ama alguém você expulsa todos os demônios de sua vida), pois a única coisa que os demônios não resistem é o amor de Deus.
F = É uma característica daquele que está em Deus. Resumindo tudo que lemos acima, jamais estaremos na presença de Deus se não tivermos amor. I João 4.20. Que o Senhor Jesus possa derramar em nossos corações uma porção dobrada do seu amor, e todas estas características sejam visíveis em nossos atos.
