As marcas de um homem íntegro

Estudo de Célula 26

Pr. Luiz Carlos

Texto: Daniel 6

Introdução: A maior crise que a sociedade atravessa é a crise de integridade. Ela tem estado ausente nos palácios, nas casas de leis, nos tribunais, nas igrejas, nas escolas e nas famílias. A integridade passa por dois testes. Primeiro, o teste da adversidade: você permanece íntegro quando enfrenta problemas, calamidades, perdas, perseguições, injustiça, calúnia e humilhações? Segundo, o teste da prosperidade: a integridade muitas vezes é forjada na bigorna da prosperidade e muitas pessoas têm caído por causa da fama do que por causa da calamidade. Daniel saiu vitorioso tanto do vale do sofrimento como do apogeu da fama. Quais foram as marcas desse homem íntegro?
1 - Daniel possuía um ESPÍRITO EXCELENTE no meio de uma geração corrompida (Daniel 6:3). A maior glória de um homem não é o seu dinheiro nem sua fama, mas seu caráter. É melhor ter um espírito excelente do que muitos diplomas. É melhor ser reconhecido no céu do que ser aplaudido na terra.
2 - Daniel era ÍNTEGRO no meio da corrupção (Daniel 6:5). Investigaram a vida de Daniel. Fizeram uma devassa em sua vida pública e privada (v.4). Mas chegaram à conclusão de que Daniel era um homem íntegro. Sua inocência foi constatada. Você suportaria uma investigação meticulosa em sua vida pessoal e pública? Daniel suportou e saiu aprovado.
3 - Daniel foi PERSEGUIDO por ser íntegro no meio de uma geração decadente (Daniel 6:4-7). Seus companheiros de trabalho tramaram astuciosamente contra ele. Tentaram incriminá-lo. Lançaram mão de uma mentira para incluí-lo no rol dos bajuladores. Mas Daniel mantém sua fidelidade a Deus mesmo sabendo que seria jogado na cova dos leões. Homens que não se vendem são um sério obstáculo aos interesses mesquinhos e criminosos dos aproveitadores de plantão.
4 - Daniel OROU mesmo sabendo que este era o caminho do seu martírio (Daniel 6:10-11). Mesmo sendo um homem ocupado, a oração era a prioridade da sua vida. Ele não alterou a sua vida devocional por causa da perseguição (v.10). Ele temia a Deus, por isso não tinha medo dos homens.
5 - Daniel foi PROTEGIDO por Deus no meio dos leões ferozes (Daniel 6:22-23). Deus não o livrou da perseguição, mas livrou-o da morte. Deus não o livrou dos problemas, mas nos problemas. Deus não o livrou da presença dos leões, mas fechou a boca dos leões. O rei, ao ver a mão de Deus com ele, o tirou da cova dos leões e lançou lá aqueles que haviam conspirado contra a sua vida.

Conclusão: Daniel começou bem e terminou bem. Foi íntegro na juventude e íntegro na velhice.