As marcas de uma conquista

Estudo de Célula 30

Pr. Luiz Carlos

“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. “ Josué 1.1-3

Introdução: Esta é a palavra do Senhor direcionada a Josué. Ele estava em um momento de transição e ainda por cima, teria que enfrentar situações difíceis sem o seu maior apoio, que era Moisés. Às vezes em nossa vida enfrentamos situação parecida. Toda mudança trás consigo grandes desafios. Uma mudança de residência, de emprego etc. Mas no caso de Josué era algo mais desafiador, afinal com a morte de Moisés ele deixaria a condição de liderado para passar a liderar. Josué, diante daquele novo desafio, enfrenta um conflito interior e entra na “fase da insegurança”. Nós, muitas vezes, somos roubados porque ficamos nesta fase. Na “zona da insegurança”, deixamos de acreditar no nosso potencial, deixamos de acreditar que Deus nos enviou, e deixamos de acreditar que haverá bom futuro. Na historia bíblica vimos alguns exemplos semelhantes ao de Josué. Moisés quando chamado por Deus disse: “Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? “Ex. 3.11. Gideão também quando é chamado por Deus sentiu se incapaz, ele disse: “Com que livrarei a Israel? Eis que minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menos na casa de meu pai”. Juízes 6.15. Caso semelhante também aconteceu com Jeremias que se considerava uma criança. Mas Deus lhe alertou, “Não digas: eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, iras; e tudo que eu te mandar falarás”. Jeremias 1.7. Todos estes homens, no entanto se tornaram por meio de Deus conquistadores. Examinando a experiência de Josué, podemos destacar quatro marcas principais para as suas conquistas.

1 - A primeira Marca foi a força, ou seja o poder de Deus. Em Josué 1.6 Deus lhe ordena “esforça-te”. E no verso 7 Deus repete, “tão somente Esforça-te”. Nada na vida se conquista sem esforço. Até o reino de Deus para ser conquistado requer esforço. Mateus 11.12. Só que precisamos entender que a força que necessitamos não é humana, mais espiritual. O apostolo Paulo teve este entendimento da parte de Deus. II Cor. 12.9.

2 - A segunda marca foi a coragem. Um grande inimigo de qualquer conquista em nossa vida é o medo. Deus não nos deu espírito de medo. II Timóteo 1.7. Quantas bênçãos ficam retidas em nossa vida em virtude do medo? Em Josué 1.9 Deus diz a Josué: “Esforça-te, e tem bom animo; não temas, nem te espantes...”, na peleja contra Jericó, Josué já poderia ter desistido de lutar. Lemos que Jericó estava rigorosamente fechada, ninguém entrava e nem saia da cidade, as muralhas de Jericó eram tão largas, cerca de 6 metros de largura e entre 5 a 7 metros de altura. Havia casas construídas sob o muro, mas isto não amedrontou a Josué.

3 - A terceira Marca foi a organização. Nenhum projeto de conquista alcança êxito sem organização. O senhor Jesus em Lucas 14.28, nos alerta sobre esta marca em um projeto construtivo. A conquista de Jericó começou com um projeto de santificação, Josué 3.5. Depois contou com um principio de obediência ao que foi ordenado por Deus, Josué 6.2-20. Às vezes queremos conquistas em nossa vida, sem santificação, sem obediência a Deus, sem orar buscando a direção divina.

4 - A quarta Marca foi a perseverança. Quantos projetos e sonhos em nossa vida ficam pelo caminho pela falta de perseverança? Deus alertou a Josué sobre a importância desta marca, Josué 1.7-8. Ninguém consegue conquistar nada sem perseverança. O final da historia de Josué nos mostra a sua perseverança. Josué 24.15. Hoje queremos orar para que na vida de cada irmão possa também haver estas quatro marcas de um conquistador. Que o Senhor te abençoe!