As sete leis para o sucesso

Estudo de Célula 37

Pr. Luiz Carlos

Salmo 112.1-3

Se você perguntar a qualquer pessoa que alcançou o sucesso como ela conseguiu, provavelmente ouvirá histórias bem diferentes. Mas, se você procurar os padrões em todas essas histórias — as semelhanças, os princípios que levaram alguém ao sucesso e à sua continuidade ao longo dos anos —, encontrará o que chamamos de Leis Imutáveis do Sucesso. No Salmo 112, o salmista diz que, na casa do homem que teme ao Senhor, há prosperidade e riquezas. Muitas pessoas pensam que prosperidade significa riqueza. No entanto, riqueza é algo que você tem, conquistou, ganhou ou herdou. Está ligada aos bens materiais, enquanto prosperidade está associada ao imaterial — ao emocional e ao espiritual. Por exemplo, você pode ter muitos bens materiais, mas não ser feliz no casamento, ou sofrer com depressão e ansiedade. Segundo o Dr. Mike Murdock, existem sete leis espirituais para termos riqueza e também prosperidade. São elas:

1ª) A Lei da Diferença > Qual é a sua diferença em relação aos outros?
Em uma família, nenhum irmão é igual ao outro — inclusive gêmeos são diferentes. Há pessoas que sofrem e são infelizes porque querem ter uma vida parecida com a de outras pessoas. Moisés ficou irado ao ver um egípcio espancando um judeu, porque Moisés era um libertador e o egípcio, um opressor (Êxodo 2.11-15). Deus não fez ninguém igual. Uns nascem para governar, outros para serem governados.

2ª) A Lei do Protocolo > A Lei do Protocolo é saber se comportar de acordo com cada situação ou lugar onde estamos.
Por exemplo: você não pode usar telefone em uma agência bancária — essa é a Lei do Protocolo dos bancos. Quando José saiu do cárcere, ele fez a barba (Gênesis 41.14). Por quê? Porque a barba tinha o significado de autoridade. Faraó usava barba comprida, e José, ao se barbear, mostrava que reconhecia que não possuía autoridade — estava se preparando para estar diante do rei.

3ª) A Lei do Foco > Josué 1.7-8.
Em nossa vida, não podemos perder o foco. Deus orienta Josué a não olhar nem para a direita nem para a esquerda. Cem terroristas abalaram o mundo no atentado de 11 de setembro de 2001 porque possuíam um foco. Precisamos saber onde queremos chegar, pois, se não soubermos, não chegaremos a lugar algum. O apóstolo Paulo tinha um foco (Filipenses 3.14).

4ª) A Lei do Reconhecimento > Jesus estava entre dois ladrões; um O reconheceu, o outro não (Lucas 23.39-43).
Precisamos reconhecer Jesus em nossa vida como nosso Senhor e Salvador. Devemos confessá-Lo tanto em palavras quanto em ações (Mateus 10.32-33). Muitas pessoas ignoram essa lei em suas vidas. Quem obedece à Lei do Reconhecimento honra a todos (Romanos 13.7).

5ª) A Lei do Serviço > Os servos de Davi pagaram um alto preço para buscar água para ele no poço em Belém (2 Samuel 23.15-16).
Para alcançarmos prosperidade e riquezas, precisamos aprender a servir. Você é um servo em sua família? No seu trabalho? Na igreja? Só há uma pessoa que pode promovê-lo: a pessoa a quem você serve. É sempre importante saber o que a pessoa que você vai servir gosta e valoriza.

6ª) A Lei da Honra > Há filhos de pais ricos que estão na prisão ou nas drogas, porque quebraram a Lei da Honra ensinada na Palavra de Deus (Efésios 6.1-2).
Precisamos aprender a honrar também a Deus (Malaquias 1.6), como nosso Senhor e Pai. Na Bíblia, vemos a história de uma mulher rica que honrou Eliseu (2 Reis 4.9-12) e, como resultado, foi curada de sua esterilidade.

7ª) A Lei da Semente > Tudo na vida começa com uma semente. Nós mesmos somos resultado da semente de nossos pais.
O tempo é uma semente. Ouvir é uma semente. Você que está aqui, neste estudo, está recebendo uma semente. A Palavra de Deus é uma semente (Marcos 4.1-9). Todos os que possuem o coração como uma terra fértil a farão frutificar. Deus plantou Seu Filho no mundo como uma semente (João 3.16). Todos os que O recebem experimentarão riqueza e prosperidade. Em 1 Reis 17, uma viúva tinha apenas um pouco de farinha e azeite. Ela os plantou no profeta Elias, e a prosperidade e a riqueza entraram em sua casa.

Conclusão:
Amados, se quisermos que a promessa do Salmo 112 se cumpra em nossa casa, em nossa família e em nossa vida, precisamos observar essas sete leis.