As três grandes perguntas da nossa vida
Estudo de Célula 49
Pr. Luiz Carlos


Texto: “Que fazes aqui Elias?” I Reis 19:9
Introdução: A pergunta que Deus dirigiu a Elias pode também ser entendida como uma das três questões que mais tem preocupado os filósofos ao longo dos séculos. O crente em Cristo é o único que encontra resposta satisfatória a qualquer das três.
1 – Qual a origem do homem? (Gênesis 1:26-27) A primeira diz respeito à origem do homem. As especulações da hipótese evolucionista diminuem a natureza do homem, sugerindo que ele emergiu gradualmente de uma forma de vida inferior. O verdadeiro crente em Deus, porém reconhece que no princípio o homem foi trazido a existência por um ato divino de criação especial sendo feito a imagem de Deus. Essa crença reveste o homem de um valor infinito atribuindo a todo indivíduo um alto valor. Em Gênesis 2 temos uma narrativa mais detalhada da criação do primeiro homem. (Gênesis 2:7, Gênesis 2:21-23). Em muitas outras passagens bíblicas lemos sobre a origem do homem (Jó 33:4, Romanos 11:36).
2 – Por que o homem existe? (Gênesis 1:28; 2:15-16, Efésios 2:15) A segunda pergunta em importância fala dos deveres do homem no mundo. Toda pessoa tem uma tarefa a cumprir, ninguém está aqui por acaso. Todos têm um propósito a cumprir na vida, no texto de Éfeso lemos nas palavras de Paulo que fomos criados em Cristo (por ocasião da criação Deus disse: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança.” O Filho Jesus estava com o Pai na criação) para as boas obras. O dever do homem é glorificar o criador e ser uma benção aos semelhantes. (João 4:24) Todos têm seu lugar no plano eterno do céu, todos devem colaborar com Cristo para a salvação de almas (Marcos 16:15-18). Você que está aqui na célula, está cumprindo o propósito de Deus, adorando Ele com a sua vida e contribuindo para que outros conheçam a Cristo. Em (Romanos 11:36) lemos que todas as coisas são para Ele. Fomos criados para vivermos uma vida santa (Efésios 1:3,4, I Pedro 1:15).
3 – Qual o destino do homem? (Hebreus 9:27) Nesse texto lemos que após a morte compareceremos perante o tribunal de Deus. Haverá um julgamento para que cada homem receba a recompensa do que fez por meio do seu corpo (Apocalipse 21:8). Haverá uma segunda morte (Romanos 6:23) que é a condenação eterna. Porem, quem recebeu a Jesus como Senhor e salvador não passará por Ele, porque Ele é o dom gratuito de Deus (I João 5:12). Estes textos bíblicos nos mostram como será o fim de tudo, para o descrente a morte é o fim da existência e o princípio da condenação eterna. (Pois a doutrina do purgatório pregada pelo ensino romano não existe na bíblia). Para o crente que morre em Cristo ele passou da morte para a vida (João 5:24,25). Todos ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a condenação eterna (Daniel 12:2, João 5:29).
Conclusão – Precisamos ser gratos a Deus, pois por meio da fé e do conhecimento da palavra de Deus temos a resposta correta para estas três perguntas. Sabemos de onde viemos, porque estamos aqui e para onde vamos. Que isto seja uma verdade em sua vida.
