Avançando pela obediência a palavra

Estudo de Célula 19

Pr. Luiz Carlos

Texto: Gênesis 12:1 “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”

Introdução: Entre os homens que fez o século XX está um que sonhou com um país sem preconceito racial. Ele fez o que fez porque pensava e atuava com ousadia. Ele nos pediu para voar. “Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje. Mas continue em frente de qualquer jeito.” Martin Luther King. Essa mesma sugestão aprendemos com o apóstolo Paulo em (Filipenses 3:13,14). Uma coisa importante que precisamos entender que, às vezes as nossas emoções podem desequilibrar o nosso destino profético. Sentimentos adoecidos podem nos fazer perder o tempo de cumprimento de uma promessa espiritual. Terá, pai de Abraão, saiu de Ur dos Caldeus para Canaã conforme lemos em (Gênesis 11:27-32). O texto bíblico dá indícios de que ele estava sendo direcionado por Deus para a terra prometida. Mas ao acampar em Arã, ele aborta o plano de seguir em frente, paralisado pela desilusão sentimental pela perda de um dos filhos. Deus levanta Abraão para tomar posse da terra e seguir com o plano. Deus que também te levantar para cumprir o seu propósito. O que tem te impedido de avançar segundo a palavra de Deus. “Saia do lugar de onde você esta.”

1 – Saia do lugar da incredulidade (João 11:39,40). Quando Lázaro morreu, junto ao seu sepulcro Jesus ordenou que tirassem a pedra e Marta irmã de Lázaro afirmou “Senhor já cheira mal”, no entanto, Jesus declarou “Se creres verás a gloria de Deus”. Às vezes em nossa vida a incredulidade nos impede de alcançar o milagre, quando estudamos sobre os vários milagres de Jesus aprendemos que em todos eles a fé foi um elemento essencial (Mateus 9:18-21, Marcos 9:21-26).

2 – Saia do lugar da desilusão emocional (Josué 1:1-3). Assim como na história de Terá que foi paralisado pelo luto, Josué também estava paralisado pela morte de Moisés. Deus já havia outrora o chamado como aquele que seria o sucessor de Moisés (Deuteronômio 31:1-8). Em nossa vida muitas são as situações que podem causar um bloqueio emocional: Perdas de entes queridos, divórcio, desemprego, enfermidades, são alguns exemplos. O que tem te paralisado e te impedido de sair desse lugar.

3 – Saia do lugar dos valores terrenos (Mateus 6:33,34). Como filhos de Deus, precisamos entender que os valores espirituais são mais importantes do que os terrenos. Muitos de nós temos que ter cuidado, pois vivemos em um mundo onde somos muitas vezes escravizados em uma rotina de ativismo material e com isso não temos disponibilidade para as coisas de cunho espiritual (Hebreus 12:1,2). Aqui aprendemos que o escritor aos hebreus no mostra que duas coisas podem nos impedir de avançar: o embaraço e o pecado. O embaraço pode ser o trabalho, o cansaço, o materialismo e até mesmo o lazer, pois é algo saudável, mas não pode ocupar o lugar das coisas de Deus. Paulo nos orienta a esse respeito (I Timóteo 4:8).

Conclusão: Se quisermos de fato, entrar e possuir tudo aquilo que Deus tem para nós, precisamos sair do lugar onde somos controlados seja algo no plano material, emocional ou espiritual. Obedecer ao comando de Deus pode custar muita coisa, mas nos leva a avançar para algo maior (Romanos 8:37-39).