Cinco lições sobre Jefté

Estudo de Célula 39

Pr. Luiz Carlos

O nosso estudo de célula desta semana baseia-se na história de um juiz de Israel que era filho de uma prostituta, cuja história está registrada em Juízes capítulos 11 e 12. Jefté foi expulso de sua própria casa e, dessa forma, ele não tinha mais direito à herança. Porém, não adianta rejeitar quem Deus escolheu. Se você é um escolhido de Deus, nada pode bloquear o propósito de Deus em sua vida (Jó 42.1-2). São muitas as lições que aprendemos na história de Jefté.

1ª Lição sobre Jefté: NÃO DEIXE O “PORÉM” TE PARAR
De acordo com Juízes 11:1: “Jefté era um homem valente, porém, filho de uma prostituta”. Perceba que, no meio das qualidades de Jefté, havia um bloqueio. Dessa forma, entendemos que sempre haverá um “porém” na vida de quem tem um chamado. O “porém” de Ana era sua esterilidade. O de Naamã era a lepra. Qual é o seu “porém”? Seja um cristão valente e jogue por terra os “poréns” que já foram vencidos por Jesus na cruz do Calvário. De acordo com Hebreus 11:32, faltaria tempo para falar sobre Jefté e outros heróis que venceram seus “poréns”.

2ª Lição sobre Jefté: NÃO DEIXE A REJEIÇÃO TE PARAR
A princípio, não tem como ser aceito sem antes ser rejeitado. Mas fique tranquilo, porque a rejeição dos homens não anula a escolha de Deus. De nada adiantou expulsar Jefté, porque até na cidade de Tobe ele continuou exercendo as habilidades de liderança. A rejeição não para os separados por Deus. Tentaram fazer o mesmo com Moisés, Davi e até com o próprio Jesus, mas não adiantou (Isaías 53.1-3). A rejeição funciona como adubo para o seu crescimento.

3ª Lição sobre Jefté: NÃO DEIXE QUE O DESPREZO ÀS SUAS QUALIDADES TE PARE
Primeiramente, a Bíblia destaca as qualidades de Jefté. De acordo com Juízes 11:1: “Jefté era valente e valoroso, porém filho de uma prostituta”. Os irmãos de Jefté ignoraram suas qualidades e focaram em seu defeito. Um defeito foi o bastante para ele ser expulso da família. Jesus edificou a Igreja como um corpo, com membros ligados uns aos outros. De acordo com João 17:23, “devemos andar em unidade; assim, o mundo conhecerá que Cristo foi enviado pelo Pai”. Às vezes, as pessoas focam em nossos defeitos e desprezam nossas qualidades. Na história de Jesus, alguns O desprezavam até por causa de onde Ele havia nascido (João 1:46). Não é onde nascemos que determina o nosso futuro. Jefté, por ser filho de uma prostituta, já nasceu em desvantagem. Mas o Pai de Jefté é Deus (Salmo 68:5).

4ª Lição sobre Jefté: NÃO DEIXE A VITIMIZAÇÃO TE PARAR
Conforme os versículos 2 e 3 do capítulo 11, os irmãos de Jefté o expulsaram de sua casa e tiraram a herança dele. Em seguida, os homens levianos (que eram os “barras-pesadas” da cidade de Tobe) se juntaram a Jefté, e ele se tornou chefe desses homens de má reputação. Perceba que a vida de Jefté não parou; ele não entrou na caverna da lamentação por causa da rejeição. Jefté tinha tudo para ser uma pessoa derrotada, sem vida, sem sonhos, sem projetos e sem esperanças. Então, não escolha a postura de uma pessoa desanimada, derrotada e vitimizada por causa do abandono. Isso quase aconteceu com Gideão (Juízes 6:15).

5ª Lição sobre Jefté: QUEM NÃO É PARADO POR NADA CONHECE O TEMPO DA HONRA
No versículo 6 do capítulo 11, os mesmos que rejeitaram Jefté souberam que ele tinha uma grande habilidade e a unção de Deus para liderar, e tiveram que chamá-lo para que liderasse o grupo e os ajudasse a vencer o inimigo. Que bênção! Está claro que as pessoas fecham, mas é Deus quem abre a porta. Quando não permitimos que nada nos pare, até mesmo aqueles que nos desprezam têm que reconhecer a bênção de Deus em nossa vida. E então experimentamos o tempo da honra.

Pergunta final para reflexão:
Qual o “porém” tem te parado?