Como lidar com as tempestades da vida
Estudo de Célula 45
Pr. Luiz Carlos


Texto: Atos 27.1-37
O apóstolo Paulo em sua jornada a caminho de Roma, foi submetido a tempestades literais e figurativas, representando as dificuldades que todos nós podemos enfrentar em nossa caminhada com Cristo. No entanto, ele não permitiu que essas adversidades o derrotassem. Pelo contrário, Paulo viu cada desafio como uma oportunidade de cumprir o seu propósito e confiar ainda mais em Deus.
1º) Precisamos entender que o caminho da vida crista não é de comodidade e conforto> Atos 27.9-15. Paulo compreendia que a vida cristã não era um caminho de comodidade e conforto. Ele entendia que Deus também aflige aqueles que estão acomodados, que pararam de buscar e estão apenas desfrutando a vida sem viver plenamente o propósito que Deus tem para eles.
2º) Precisamos confiar em Deus no meio da tempestade>Atos 27.19-25.Mesmo diante de tempestades literais e figurativas, Paulo confiava em Deus. Ele entendia que todas as vidas a bordo do navio foram dadas a ele por Deus, assim como ele havia confiado a sua própria vida a Jesus. Paulo confiava que Deus cuidaria dele e o levaria ao seu destino, independentemente das circunstâncias. Vimos nas escrituras muitos exemplos de pessoas que confiaram em meio a tempestades. Jó 19.25-27; Sadraque, Mesaque e Abdenego; Daniel 3.17-18. No Salmo 37.5 somos orientados a confiar no Senhor.
3º) Precisamos entender que Deus nos prepara uma ilha no meio da tempestade> Atos 27.39-44/ Atos 28.1-2.Paulo e os outros náufragos chegaram a uma ilha chamada Malta. Eles foram recebidos calorosamente pelos habitantes locais, que acenderam uma fogueira para aquecê-los. Isaías 43.1-2
4º) Precisamos compreender o propósito divino em nosso sofrimento na tempestade> Atos 28.3-6.Enquanto Paulo colocava gravetos na fogueira, uma víbora se agarrou à sua mão. Embora a situação parecesse ruim, Paulo não se desesperou. Ele sabia que Deus tinha um propósito para ele ali. O ato de Paulo ao sacudir a víbora não apenas demonstrou sua confiança em Deus, mas também gerou um testemunho poderoso. As pessoas que testemunharam isso começaram a acreditar que Paulo era um deus. Esse testemunho alcançou o homem mais importante da ilha, cujo pai estava doente. Paulo orou por ele e o curou. Logo, todas as pessoas doentes da ilha foram trazidas a Paulo, e ele orou por elas, e todas foram curadas. As quando a direção de nossa vida parece errada, Deus se faz presente em nosso caminho. No final das muitas tempestades em sua vida Jô entendeu isto. Jo 42.1-2; Na vida de Paulo em meio à tempestade física Deus lhe disse: “A minha graça te basta”II Coríntios 12.7-10
Conclusão: Quais têm sido as tempestades em sua vida, hoje vamos orar e assim como aconteceu com Paulo, Deus e poderoso para te conceder uma jornada feliz.
