Grandes benefícios da intimidade com Deus
Estudo de Célula 46
Pr. Luiz Carlos


Texto: Gênesis 5.22-24
Quando você conhece alguém intimamente, isso lhe traz benefícios. Essa pessoa pode te ajudar profissionalmente, financeiramente e espiritualmente. O livro de Gênesis é o relato das origens, e Moisés, o autor do livro, descreve a origem das primeiras famílias. Quando chegamos ao capítulo 5, ele começa a descrever parte da descendência de Adão. Depois de sete vezes repetir “gerou, viveu, gerou e morreu”, ele faz uma pausa e dá destaque a um homem: Enoque. O verso 22 diz que ele andou com Deus. Moisés faz questão de destacar esse fato na vida de Enoque. Este era um homem com intimidade com Deus. Para termos intimidade com Deus, precisamos andar com Ele. Mas como isso é possível?
1) Andar com Deus é viver pela fé e agradar a Ele
Em Hebreus 11.5 lemos: “Pela fé, Enoque foi arrebatado, de modo que não experimentou a morte; ‘ele já não foi encontrado, porque Deus o havia arrebatado’; pois antes de ser arrebatado recebeu o testemunho de que tinha agradado a Deus.” Quando andamos com Deus, andamos não pelo que vemos, mas pelo que não vemos. Jó havia perdido tudo o que estava ao alcance dos seus olhos; porém, nunca perdeu sua fé, porque cria naquilo que não via.
2) Andar com Deus é ser conduzido por Ele
Êxodo 13.21-22: “Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los; e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” Em João 10.4, Jesus afirma que Suas ovelhas conhecem a Sua voz e O seguem. Certa vez, fui visitar uma irmã com Alzheimer. Ela ainda não havia me visto, e sua nora perguntou se sabia quem havia chegado. Ela respondeu: “É o pastor Luiz.” Ela me reconheceu apenas pela voz. Depois, fui visitá-la novamente; ela já estava em um grau mais avançado da doença, sem reconhecer nem os próprios filhos. Quando perguntei se sabia quem eu era, ela respondeu: “O pastor, eu o conheço há muitos anos.” Ela havia me ouvido tanto pregar, que não esqueceu de mim. Certamente nunca ouviu um filho tanto quanto me ouviu. Da mesma forma, quando ouvimos muito a Deus e sobre Deus, passamos a ter uma vida totalmente direcionada por Ele.
3) Andar com Deus é ser encorajado por Ele
Josué 1.9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” Uma grande bênção de andar com Deus é ser encorajado e fortalecido por Ele. Josué enfrentava o luto pela morte de Moisés, mas foi encorajado por Deus. No Salmo 23.4, Davi diz que, ainda que andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Deus estava com ele. O apóstolo Paulo enfrentava um momento difícil com um “espinho na carne”, que provavelmente era uma enfermidade, mas Deus lhe deu uma palavra de encorajamento:
“A minha graça te basta.”
4) Quando andamos com Deus, temos os sofrimentos atenuados
O texto diz que Enoque andou com Deus e não foi mais visto, pois Deus o arrebatou. Aquilo que é certeza para toda a humanidade — a morte — Enoque não experimentou. Ele não passou pelo sofrimento da morte, pois, por alguma razão, Deus decidiu poupá-lo. Naquele tempo, as pessoas viviam muitos anos; seu filho Matusalém viveu 969 anos. Você pode pensar: “Nossa, que bênção!” Mas veja como o mundo estava: o mal havia se multiplicado. Lameque via em Noé, seu filho, a esperança para diminuir todo aquele sofrimento (Gênesis 5.29). As coisas estavam tão ruins que Deus decidiu acabar com tudo (Gênesis 6.5). Enoque não viu nada disso — Deus o arrebatou, assim como fez com Elias, que foi levado aos céus.
Conclusão - A intimidade com Deus nos leva a andar com Ele e a experimentar, ainda nesta vida, a verdadeira eternidade. Eclesiastes 3.11-12 afirma essa verdade, e o salmista a reforça no Salmo 1.5-6.
