Lidando com o mundo em crise
Estudo de Célula 18
Pr. Luiz Carlos


Texto: Salmo 46
Introdução: O Século XX foi o século do otimismo da autonomia. Pensava-se que o mundo melhoraria e que evoluiria até o tempo no qual ele teria a natureza sobre controle, à sociedade em perfeita ordem, o mundo em paz. Todavia, a milhares de anos atrás, o quadro que o salmista pintava não dava lugar a essa presunção, arrogância e petulância do homem, que quis transformar a terra num éden sem Deus. Quando meditamos nas palavras do salmista entendemos que há um sistema terreno em desordem.
1- A natureza está em desordem (v.2-3). O que verificamos é que cada dia, a natureza parece estar menos “controlada”, desordem ecológica e fenômenos naturais anteriormente nunca vistos tem deixado um mundo em triste expectativa. Podemos mencionar alguns exemplos, manchas de óleo no litoral, incêndios na chapada dos veadeiros e do pantanal, rompimentos das barragens em Brumadinho e Mariana, a seca recentemente no Amazonas são alguns desses exemplos. Isto nos lembra das palavras do apóstolo Paulo em (Romanos 8:19), aqui vimos que a natureza grita pela manifestação dos filhos de Deus. Fato este que se dará no arrebatamento (I João 3:1,2).
2- A sociedade está em desordem (v.6). São guerras em todos os seguimentos da sociedade, no plano político, os conflitos como os mais recentes na Rússia e Ucrânia, Israel e Ramas assim como o desacordo de políticos em função de suas ideologias. No Plano Familiar constatamos também uma sociedade em crise, sobre isto vimos um importante alerta do apóstolo Paulo em sua carta a (II Timóteo 3:1-5). Infelizmente todos os dias, acompanhamos nos noticiários, notícias que mostram este alerta de Paulo se cumprindo. Também em sua carta o apóstolo Tiago fala sobre o que causa essas guerras (Tiago 4:1-4). Vimos aqui nesse texto que a uma vida na carne e o mundanismo levam as pessoas para longe de Deus.
3- O mundo está em desordem (v.9). Sobre isto temos um alerta importante do profeta em (Isaías 24:1-6). Conflitos por ideologia de gênero, racismo, intolerância religiosa. Há também desacordo na sociedade em função das preocupações em relação ao uso da inteligência artificial, aonde a tecnologia vem reduzindo o espaço do emprego da mão de obra humana nas empresas. Vimos também no meio comercial uma crise na economia, pois as pessoas não precisam mais ir a lojas físicas para adquirir bens e as empresas vendem menos e uma desestrutura nas companhias. Há um espírito de guerra na sociedade entre vizinhos, parentes, colegas de trabalho, e até no meio religioso. Nesse sentido temos uma palavra importante nas escrituras (I João 4:19,20).
4- Como enfrentar esse estado de coisas.
4.1- Abrigar-se em Deus (v.1,7,11). Veja o contraste entre o exército e o refugio.
4.2- Por Deus no centro de nossas vidas (v.4,5). Só podemos ter alegria no mundo em crise, se confiarmos que o Senhor está no controle de tudo.
4.3- Saber que Deus é soberano (v.6,8,9). Deus, ao seu tempo, faz a justiça e restaurará a terra.
4.4- Aquietar-se em Deus (v.10). Só o Senhor pode nos dar a verdadeira paz (João 14:27).
Conclusão: O tempo de tribulação é um tempo precioso, aprendemos sobre isso em um recente estudo na nossa célula (Tiago 1:2-4). Tiago nos informa que a tribulação contribui para o nosso crescimento espiritual, portanto se você tem experimentado situações de crise em sua vida saiba que assim como o Senhor Jesus venceu você certamente vencerá também (João 16:33).
