Na contramão de Deus

Estudo de Célula 17

Pr. Luiz Carlos

Texto: Jonas 1:1-17

Introdução: Você já dirigiu alguma vez na contramão? Talvez diga não. Mas mudando a pergunta, você já andou na contramão? Se formos responder estas perguntas pensando apenas no sentido terreno certamente vamos errar. Pois, o sistema de vida deste mundo é uma verdadeira contramão, no texto que lemos, têm uma historia bastante conhecida, a história de Jonas. Ele tentou andar na contramão, mas o pior de tudo e que foi na contramão de Deus. Infelizmente, muitos cristãos assim como Jonas, decidem espontaneamente tomar a direção contrária! Tem muito crente fujão, teimoso, cabeça dura e que muitas vezes resiste à vontade de Deus! Em (Romanos 12:1-2) Paulo nos mostra que não devemos andar segundo o mundo, mas precisamos andar na boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Na carta aos (Hebreus 12:1-3), aprendemos qual deve ser a direção que devemos andar. Temos muito que aprender com a história de Jonas:

1 - A consequência de uma direção contraria a Deus:

a) Declínio Espiritual: Jonas desceu, no versículo 3 lemos que ele desceu para dentro do Navio.

b) Distanciamento de Deus: Lemos também que ele está distanciando do Senhor. (Às vezes Deus tem um propósito em nossa vida, e nos envolvemos com coisas perecíveis, cada dia temos uma desculpa para não nos envolvermos com os interesses de Deus. Jesus deixou um importante alerta sobre isto?

c) Tempestade: A ira de Deus veio sobre Jonas e todos que estavam com ele naquele navio. Nossas escolhas e decisões afetam não só nossa vida, mas a todos que estão ao nosso redor e, até mesmo, pode destruir nossa família. A muitos crentes que vivem em meio à constante tempestade, mas não atentam para isto. Quando lemos a historia de Jó, vimos que Deus respondeu a ele do meio de uma tempestade. Mas neste caso Deus permitiu a tempestade com um propósito bom. No entanto às vezes as tempestades nos atingem por causa da nossa desobediência.

d) Perdas matérias: No versículo 5 lemos que os marinheiros , clamavam a seu deus e jogavam as cargas no mar. Muitos crentes estão no grande navio deste mundo, e não percebem que junto com eles há pessoas invocando um deus que não pode livrá-los. Ainda com isso podemos ser assolados diretamente por perdas e prejuízos.

e) Sono: vimos também no mesmo versículo 5 que Jonas estava dormindo. Nos dias atuais não é diferente, o mundo está um caos, Em Romanos, Paulo faz um alerta sobre isto (Romanos 13:11-14). Muitos cristãos assim como Jonas mesmo no meio de uma tempestade continuam dormindo (sono da morte). Continuam agindo como se nada estivesse acontecendo (a casa ta caindo). O capitão do barco está gritando: acorda Jonas! Deus usa pastores, líderes, etc., para nos alertar dos perigos: você vai morrer, acorda, desperta e levanta, reaja! Mas a desobediência é grande.

2 - O que precisamos fazer? Arrepender: Jonas 1:17 “Deparou o senhor um grande peixe, para que tragasse Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.” Nesses três dias, será que ele pensou na vida e em suas escolhas? Será que ele se arrependeu? Qual resposta deu para Deus, enquanto estava no ventre do peixe? O peixe foi o livramento de Deus na vida de Jonas, caso contrário ele teria morrido.

Conclusão: Quem sabe Deus tem provido também meios para você arrepender-se.

Pense Nisso