O caminho da cura por meio da cruz.

Estudo de Célula 08

Pr. Luiz Carlos

Texto: Isaías 53.4-5.

Introdução: Tudo o que aconteceu na crucificação de Jesus tinha um propósito. Cada fato e detalhe ao redor da cruz, traz uma lição para nós até hoje. A morte no madeiro era uma antiga forma de condenação por crimes hediondos, comumente em forma de enforcamento (Deuteronômio 21.22,23), posteriormente o Império Romano passou a crucificar criminosos de forma mais dolorosa numa cruz. Jesus foi condenado entre dois ladrões para cumprir a profecia de que foi contado com malfeitores (Isaías 53.12) cada detalhe que envolveu o processo da crucificação fazia parte do processo de cura e libertação em nossa vida.

1- Trinta Moedas - TRAIÇÃO (A cura emocional/ rejeição "o mais rejeitado entre os homens") Mateus 26.15 “Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata” As trinta moedas de prata recebidas por Judas para entregar Jesus se tornaram símbolo de traição. Este fato foi profetizado por Zacarias com detalhes (Zacarias 11.12,13). José do Egito também foi vendido pelos seus irmãos como escravo em troca de algumas moedas de prata (Gênesis 37.28). Jesus foi traído e se manteve fiel em amor sempre. Jesus foi traído e mesmo assim nos amou!

2- Galo - AVISO (A libertação da auto confiança) Marcos 14.72 “E logo cantou o Galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar” Jesus avisou a Pedro que este negaria seu Mestre, mas ele não acreditou (Marcos 14.27-31). Mesmo assim, aconteceu como Jesus avisou com exatidão. O canto do galo foi um aviso de Deus para lembrar Pedro das palavras de Jesus. Embora Jesus sabe que somos pecadores e nos avisa, sempre nos perdoa com amor. Os avisos de Deus são por amor a nós! As vezes somos também auto confiantes , as escrituras diz: maldito o homem que confia no homem. Paulo alerta aquele que pensa que está de pé ,cuide para que não caia. I cor.10.12.

3- Fogueira - FRIEZA (A libertação da frieza espiritual) Lucas 22.55, 56 “E, quando acenderam fogo no meio do pátio e juntos se assentaram, Pedro tomou lugar entre eles. Entrementes, uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele” Quantas vezes nos assentamos também na roda dos escarnecedores.( salmo 1.1) ou na roda do mundanismo. I João 2.15-15. Romanos 12.1. Ou na roda da carnalidade. Romanos 8.8. Parece contradição, mas Pedro buscou luz para sua escuridão e calor para sua frieza no lugar errado. “então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo” (Lucas 22.61). O olhar de Jesus para Pedro foi a luz que precisava e o calor para o despertar para seu erro. Somente Jesus é a luz que precisamos em nosso viver (João 8.12). Jesus é a luz que precisamos em nosso viver! ( e para sermos libertos)

4- Chicotes - CASTIGO (A cura física) João 19.1 “Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo”. Jesus foi castigado com chicotadas. Havia o costume de açoitar um condenado com quarenta chibatadas no máximo (Deuteronômio 25.3). (Romanos 6.23). Aquele que não tinha pecado sofreu e foi castigado por nós, “mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Lucas). Segundo estudos científicos a ciência conseguiu identificar 39 tipos de doenças. ( muitas outras são ramificações ) destas 39. Jesus levou uma chicotada para cada uma das nossas doenças. Jesus foi castigado para nos perdoar!

5- Correntes - PRISÃO.( a libertação de prisões.) STOCK Marcos 15.1 “Logo pela manhã, entraram em conselho os principais sacerdotes com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio; e, amarrando a Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos” Jesus foi acorrentado como um condenado perigoso, mas em momento algum tentou fugir, pelo contrário, se entregou voluntariamente. Mateus também diz que Jesus foi amarrado (Mateus 27.2). As mãos que ergueram leprosos e curaram tantas vidas foram presas para não poder fazer mais nada, contudo não sabiam que aquele seria o maior ato de salvação de Cristo. Jesus é o único que pode nos libertar de todo o mal (João 8.32 e 36). Isaías 61.1. Jesus foi preso para nos libertar!

6- A COROA DE ESPINHOS- PODER. Mateus Mateus 27.29 “tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus!”. Jesus já estava todo paramentado como um rei, de forma vexatória, mas não sabiam que o motivo aplicado de sua condenação era de fato uma grande verdade, pois Jesus é o Rei como foi escrito em uma placa acima de sua cabeça na cruz (João 19.19). A coroa de espinhos na cabeça de Jesus representa o pecado da humanidade que foi levado sobre sua vida, visto que os espinhos surgiram na terra por causa do pecado (Gênesis 3.18), porém “Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus” (Hebreus 2.9). Em sua crucificação Jesus parecia frágil e indefeso, mas quando Jesus voltar veremos seu poder com “seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas” (Apocalipse 19.12). Jesus é coroado de glória e poder!