O lugar da presença de Deus
Estudo de Célula 56
Pr. Luiz Carlos


Jonas 1:1-3
Introdução: No próximo ano temos uma palavra profética que 2026 vamos ser guiados pela presença de Deus, mas afinal qual é o lugar da presença de Deus? Na história do profeta Jonas, lemos que ele fugiu da presença do Senhor. A bíblia afirma que Deus é espírito, como explicar então que Jonas fugiu da presença de Deus se ele não podia vê-lo (João 4:24). Qual é o lugar da presença de Deus? É o que aprenderemos em nosso estudo.
1 – É um lugar de obediência. Jonas fugiu da presença de Deus, porque o Senhor o havia mandado ir pregar na cidade de Nínive e ele decidiu ir para Jope. Sendo assim, toda vez que fazemos algo diferente do que Deus nos ordenou estamos fugindo da sua presença. A desobediência é uma fuga da presença de Deus (João 5:35-40)
2 – É um lugar de santidade. Como Jonas decidira sair da presença de Deus por meio da desobediência, isto ocasionou uma tempestade que estava prestes a naufragar o navio que ele viajava (Jonas 1:4). O mesmo acontece em nossa vida, todos nós estamos em uma longa viagem e se não contarmos com a presença de Deus enfrentaremos as tempestades. Porém qual a solução. Temos a resposta na própria experiência de Jonas. Quando ele foi confrontado na sua desobediência com uma pergunta (Jonas 1:8-9) ele disse: eu sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu que fez o mar e a terra seca. Quem teme a Deus tem uma vida de santidade (Jó 28:28). Deus está onde há santidade. O escritor da carta aos hebreus afirma que sem santificação ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14).
3 – É um lugar de comunhão. O principal meio que temos de comunhão com Deus e com o nosso próximo é a oração. O Senhor Jesus disse: Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome ali eu estou no meio deles (Mateus 18:20). A oração nos conduz a presença de Deus. No capítulo 2 encontramos Jonas no ventre de um grande peixe que Deus havia preparado para o tragar. Qual foi a atitude de Jonas? Ele orou e Deus ouviu a sua oração e falou ao peixe que o vomitou na terra. Aqui aprendemos que quando oramos Deus se manifesta a nosso favor (Êxodo 3:7-10). Deus se manifestou em favor da nação de Israel quando eram escravos no Egito porque eles clamaram a Deus.
4 – É um lugar de humildade. Lemos em (Isaias 27:15) que Deus habita com os humildes portanto precisamos nos humilharmos porque este é um lugar da presença de Deus (Tiago 4:6, I Pedro 5:6). As escrituras sagradas afirmam que Deus resiste ao soberbo, mas da graça ao humilde. Na oração do profeta Jonas um aspecto que foi determinante para o socorro de Deus a ele foi sua humildade ao descrever sua condição miserável (Jonas 2:5-8).
Conclusão: Em 2026, vamos ser guiados pela glória de Deus, ou seja, por sua presença, mas para isso precisamos aplicar em nossa vida os princípios que foram descritos nesse estudo, obediência santidade, comunhão e humildade. Que o Senhor te abençoe.
