O Poder da Palavra em Cristo Jesus

Estudo de Célula 42

Pr. Luiz Carlos

Texto: João 1.1-13

1- O poder da Palavra na criação em Cristo

“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” (João 1.3).

O Senhor Jesus estava com o Pai na criação. Vimos no ministério terreno de Cristo vários exemplos do seu poder de criar. Na multiplicação dos pães e peixes, não havia alimento para tão grande multidão (Mateus 14.13-21). Na ressurreição de Lázaro, não havia vida (João 11.21-44). Após a ressurreição, Ele estava na praia; não tinha nenhum instrumento de pesca, mas tinha peixe e pães (João 21.9).

2- O poder revelador da Palavra em Cristo

“Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.” (João 1.4).

Uma das mais importantes manifestações da Palavra na vida de Cristo é o seu poder de revelação. Em João 8.12 o próprio Jesus destacou este aspecto de sua pessoa. Em Isaías 9.2 o profeta afirma: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz.” Na carta aos Hebreus lemos: “Nestes últimos dias tem nos falado através de seu Filho.” (Hebreus 1.1-2).

3- O poder e a autoridade da Palavra em Cristo

“A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (João 1.5).

Vimos no ministério terreno de Cristo muitos momentos em que Ele demonstrou, com sua vida e palavras, a sua autoridade:

Pregando (João 7.45-49);

Acalmando tempestades (Marcos 4.41);

Expulsando demônios (Marcos 5.1-13).

No final de seu ministério, Jesus falou sobre isso (Mateus 28.18). Na cruz, Ele expôs os poderes das trevas à vergonha (Colossenses 2.15). Verdadeiramente, as trevas não prevalecem contra a luz, que é Cristo.

4- O poder regenerador da Palavra em Cristo

“Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” (João 1.11-13).

O maior de todos os milagres operados pela Palavra através de Jesus Cristo é nos proporcionar a oportunidade de sermos filhos de Deus, quando nascemos de novo. Em seu ministério, Jesus muitas vezes falou deste aspecto: I João 5.12; João 3.36; Em suas cartas Paulo reforça este princípio. Tito 3.5; II Coríntios 5.17.

Conclusão

O primeiro capítulo do evangelho de João nos mostra que Jesus é o centro de tudo. Nada existe e nada é possível sem Ele. “Sem mim nada podeis fazer.” (João 15.5). Ele é a verdadeira revelação de Deus aos homens. Ele é a fonte de toda autoridade (Filipenses 2.9-11). E não existe vida eterna em nenhum outro nome (Atos 4.12).