O poder das palavras na vida de Neemias
Estudo de Célula 35
Pr. Luiz Carlos


Texto: Neemias 1.1-11.
O poder das palavras é algo inconsciente: nós nem sempre paramos para refletir a fundo sobre o quanto elas podem nos ajudar ou mexer com as nossas emoções”. O Senhor Jesus disse:” Porque pelas tuas palavras serás absolvido e pelas tuas palavras serás condenado” Mateus 12.37. Em nosso estudo desta semana queremos ter uma reflexão na experiência do profeta Neemias sobre a importância e poder das palavras quando usadas corretamente.
1º) O poder das palavras na informação.( Neemias 1.1-3)
A informação é um princípio essencial em qualquer projeto. Tudo na vida depende disto, por exemplo quando vamos em uma consulta médica ele nos ouve, porém pede posteriormente uma série de exames que lhe concederam um diagnóstico correto do nosso problema de saúde. Como Neemias poderia posicionar como um instrumento divino de reedificação de muros, se ele não soubesse que eles estavam destruídos? Por isto precisamos valorizar a palavra de Deus, pois ele Dará um diagnóstico de áreas enfermas e destruídas em nossa vida. II Timóteo 3.16-17.
2º) O poder das palavras na oração. (Neemias 1.4-11)
Qual atitude uma informação deve gerar em nós? Neemias poderia ficar acomodado afinal a vida dele não estava em ruína; ele não estava na miséria; ele não estava desempregado, endividado ou enfermo. Porém ele teve um sentimento de compaixão para com os seus compatriotas. Palavras podem construir e palavras podem destruir, aquelas notícias recebidas por Neemias construíram uma ponte a um grande projeto de reedificação. Precisamos saber com nossas palavras transmitir informações e também saber recebê-las. Provérbios 15.1; o profeta Jeremias diz que ao encontrar as palavras de Deus logo as comeu. Jeremias 15.16-19. Afinal palavras agradáveis são doces ao nosso paladar. As palavras na oração de Neemias foram agradáveis a Deus. Ele orou confessando pecados; arrependendo dos mesmos e reivindicando as promessas divinas feitas a seu povo.
3º) O poder das palavras de sabedoria. (Neemias 2.1-2)
O rei Artaxedes usou de palavras de sabedoria para com seu copeiro Neemias; palavras de sabedoria são aquelas que traz revelação, discernimento. O rei questionou você nunca esteve triste diante de mim? Você não está doente? Como que o rei poderia saber que Neemias não estava doente? Só através de um discernimento espiritual, aquelas palavras tocaram forte o coração do profeta. Em nossa vida palavras de sabedoria são essenciais também para sermos restaurados. em provérbio 9.1-6 o sábio Salomão afirma que a sabedoria tem 7 colunas são elas. O espírito do senhor; o espírito do conselho, o espírito do entendimento; o espírito do conhecimento; o espírito de sabedoria; o espírito do temor é o espírito de fortaleza.
4º) O poder das palavras de autoridade (Neemias 2.3-5)
Precisamos entender que para termos palavras de autoridade espiritual precisamos estar ligados nas informações do céu que é a palavra de Deus. Quando lemos sobre o ministério de Jesus aprendemos em Isaias 61.1-4 que a unção de Deus na vida dele primeiro o leva a transmitira as boas notícias e conclui com a obra de Reedificação dos lugares destruídos. Neemias duas vezes orou. Uma quando recebeu as notícias de seus irmãos. “ Assentei-me, chorei e lamentei alguns dias e estive jejuando e orando ao Deus do céu” Ne. 1.4 ; e outra vez quando foi confrontado pelo rei com palavras de sabedoria e discernimento. “Então orei ao Deus do céu”. Ne. 2.4.
Conclusão: Às vezes em nossa vida lidamos também com situações de desolação, ruínas. São enfermidades; desarmonia familiar; dívidas; lutas espirituais. Precisamos entender que assim como na história de Neemias hoje há um profeta que é o profeta dos profetas que foi ungido pelo Deus e pai do céu para restauração todas as ruínas em nossa vida. Ele é Jesus Cristo.
