O poder do dom que Deus confiou a você

Estudo de Célula 24

Nathan Carlos

Texto base: Gênesis 2:15

Introdução: O trabalho na humanidade começou com uma ordenança clara do Senhor ao homem, lavrar e guardar do jardim. Tudo que o Senhor coloca em suas mãos é como um jardim a ser cuidado, lavrado e preservado, porque tudo isso tem proveito não como palavra (Pv. 14:23). Um trabalho realizado é um dom concedido por Deus para que do fruto do seu dom venha o seu sustento e assim seja feliz tu e a tua família (Ec. 3:13). Deus quer te levar a uma prosperidade muito além do que você pode imaginar, e hoje vamos aprender como desenvolver ao máximo o dom precioso que Ele confiou a você.

1 – Para a glória de Deus (Pv. 16:3). Tudo que for fazer em seu trabalho deve ser como para o Senhor, Ele te concedeu um dom e desse dom vem o fruto (Cl. 3:23). Porque no reino dos céus maior é aquele que serve e não devemos servir ao outros de qualquer maneira, devemos servir com todo o coração, como servimos a Ele (Ef. 6:7-8).

2 – Para ser irrepreensível e puro (Fl. 2:14-15). Devemos ser irrepreensíveis naquilo que formos fazer, para que não haja espaço para questionamento, por isso a importância de sempre aprimorar o dom que Deus te concedeu. Sem murmuração nem discussões, porque neste mundo teremos aflições, mas a paz do Senhor deve habitar em nós (Jo.16:33, Pv.17:1).

3 – Para que haja o sustento e prosperidade no lar (2 Ts. 3:10-12). O Apóstolo Paulo em sua carta aos tessalonicenses nos ensina que se queremos comer, devemos trabalhar, porque aquele que não trabalha está ocupado intrometendo com a vida alheia. No versículo 13 do mesmo texto Paulo nos diz “não vos canseis de fazer o bem”, falar do próximo e na maioria das vezes mal, não é fazer o bem. Devemos viver a paz com todos porque sem Ela não veremos ao Senhor (Hb.12:14, Mt. 5:9)

4 – Para ter uma vida tranquila (1 Ts. 4:11-12). Todos nós desejamos um lar cheio de paz e tranquilidade, onde nossa independência seja evidente e sirva de testemunho para os que nos cercam. Para que sejamos aprovados por Deus e não ter do que se envergonhar na palavra (2 Tm. 2:15).

5 – Para que haja riqueza no seu celeiro (Pv. 10:4). As mãos displicentes levam à pobreza, mas as mãos diligentes, que cuidam com zelo daquilo que Deus confiou, conduzem à verdadeira prosperidade, não apenas financeira, mas também nas áreas espiritual, conjugal e física. Porque uma vida equilibrada traz uma riqueza que dinheiro algum pode comprar: a paz do Senhor (Pv. 21:5).

Conclusão: Deus concedeu ao homem a autoridade para governar sobre toda a terra, sobre todos os animais e as plantações (Gn. 1:28-29). E hoje, Ele te convida a viver plenamente esse dom que te foi dado, para que você prospere em tudo o que fizer, e para que tudo o que suas mãos tocarem seja abençoado e bem-sucedido (Dt. 28:8).