Os ciclos na vida do cristão

Estudo de Célula 55

Pr. Luiz Carlos

TEXTO BASE: Salmos 90:12

Todos os momentos importantes de nossas vidas passam por um marco. Um marco é um evento importante em nossa vida, é algo que produziu impacto, é algo que mudou o curso; de alguma maneira você se tornou diferente do que era antes, por causa daquele evento. Exemplo de um marco: Na vida profissional: Dia do 1º emprego, formatura, compra da casa, carro. Na vida emocional: Nascimento, casamento, nascimento de um filho. Na vida espiritual: Conversão, batismo, consagração.
E, baseado nestes acontecimentos, ciclos são iniciados em nossa vida. E a vontade de Deus para as nossas vidas é que os ciclos sejam concluídos. Cada ano representa um ciclo em nossa vida. Vejamos, então, o que cada ano representa.

1 – ANO DO APRENDIZADO / II Pedro 2.2 - Em tudo, o 1º ano é o ano de aprender; ninguém começa sabendo nada. É tempo de absorver, ouvir. É um ano de ralar, tudo é novo. É tempo de investir e não colher nada. Jesus, primeiro, treinou os discípulos. (Mateus 4.19-20). Na célula ministério, não espere grandes resultados no primeiro ano. Muitos têm problema aqui, pois acham que nasceram sabendo. O primeiro ano é o ano de aprendizado, discipulado, trabalho penoso, não é ano de ver resultados.

2 – ANO DO TRABALHO - O segundo ano é o ano de você praticar o que aprendeu no primeiro ano. Também não é um ano de colher. No primeiro, você penou para aprender; agora, você vai penar para produzir, é um ano de trabalhar. Após treinar seus discípulos, Jesus os enviou a trabalhar. (Marcos 6.7, Lucas 10.1; Mateus 10.9-10).

3 – ANO DA OPORTUNIDADE - No terceiro ano, se inicia a frutificação, esse é o ano da oportunidade, do teste. Se você passar por este ano, vai frutificar na medida em que Deus tem reservado para você. A cada ciclo que completamos em nossas vidas, o Senhor vai liberando bênçãos em nossas vidas. Após serem enviados, quando retornaram do trabalho, os discípulos deram testemunho a Jesus. (Lucas 10.17-24) Agora, na vida daqueles discípulos que aprenderam, que trabalharam, havia frutos.

4 – ANO DA BENÇÃO TRÍPLICE - O quarto ano é o ano em que definimos a conquista; a batalha agora está definida, conquistada, isso agora me pertence. Em (Levítico 25:18-21), diz que teremos bênçãos para o sexto, sétimo e oitavo ano. Isso é maravilhoso. Se você perseverar em cumprir os ciclos nas áreas de sua vida, no quarto ano você terá, então, a bênção triplicada da parte de Deus. Para a glória de Deus, no quarto ano, produziremos três vezes mais. Um grande exemplo disso foi Isaque. (Gênesis 26.12) O primeiro ano de Isaque em gerar foi de aprendizado, ouviu Deus, mas ouviu também sua alma, mentindo e falando que sua esposa era sua irmã; aí veio o segundo ano do trabalho, semeou, e por fim o ano da oportunidade, recolheu a cento por um. Na vida dos discípulos de Jesus, o ano da bênção tríplice aconteceu no Pentecostes. Quando, no derramamento do Espírito Santo, resultou na conversão de três mil pessoas. (Atos 2.37-41).

5 – ANO DO DESCANSO - O quinto ano é o ano onde não temos que nos esforçarmos muito para as coisas acontecerem. É o ano em que o Senhor nos dá descanso das nossas aflições. É neste ano que vamos desfrutar e usufruir todo o nosso investimento, porque é no quinto ano que o ciclo se conclui. Esta foi a experiência também de Isaque, depois de longas disputas, onde todos os poços que eram de seus pais eram entulhados de terra. (Gênesis 26.13-15) Enfim, ele experimentou o descanso. (Gênesis 26.22-25). Lembre-se, toda vez que concluímos um ciclo em nossa vida, Deus reserva uma nova etapa para nós. O ano do descanso para os discípulos, e o ano do descanso também para a igreja, foi quando passaram a ser dirigidos totalmente pelo Espírito Santo.

Conclusão: Como estão os ciclos em sua vida cristã? Você tem entendido a importância de cada um? Neste final de ano, é um momento importante para refletirmos e orarmos sobre isso.