Os cinco estágios da vida cristã

Estudo de Célula 48

Pr. Luiz Carlos

Texto: Hebreus 10:32-39

1º Estágio – Revelação v.32. Quando o escritor afirma que os irmãos hebreus foram iluminados, ele estava dizendo que eles haviam experimentado uma verdadeira conversão. No primeiro capítulo do evangelho de João vimos à revelação de Deus (João 1:1-12) por meio de seu filho. Como o verbo a luz e o unigênito filho de Deus. Quando recebemos a Jesus como Senhor e salvador e assim o confessamos somos iluminados (João 1:12).

2º Estágio – Tribulação v.33. Quando aceitamos a Jesus passamos a experimentar um tempo perigoso de tribulação. O próprio Jesus afirma em Lucas 14:26 “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.” Todo aquele que experimenta uma verdadeira conversão enfrenta incompreensões principalmente no seio familiar.

3º Estágio – Confiança v.35. Mas afinal, por que Deus permite sermos atribulados? Vimos na palavra de Deus em Tiago 1:2 que devemos nos alegrar na tribulação, pois isto vai produzir em nós paciência e confiança. As provas são instrumentos de Deus para o nosso crescimento espiritual. O apóstolo Paulo passou por muitas tribulações e nos deixou importantes ensinos em que extraídos das mesmas (2 Coríntios 4:8-18, Filipenses 4:10-13). O apóstolo João também destaca a importância da confiança na conduta cristã (1 João 5:14).

4º Estágio – Paciência v.36. Na vida cristã precisamos aprender o princípio de esperar. Pois quando oramos Deus pode ter três respostas a nossa oração: sim, não e espere. Vimos isto no primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná da Galileia quando Ele disse a sua mãe “mulher ainda não chegou a minha hora.” (João 2:4) A paciência é um dos frutos de uma vida com Jesus, é um dos frutos do espírito (Gálatas 5:22). O apóstolo Paulo afirma que temos que ter paciência na tribulação (Romanos 12:12).

5º Estágio – Fé v.38-39. Quando passamos pelos primeiros quatro estágios da nossa vida cristã, certamente experimentaremos uma vida de perseverança na fé. Nada vai nos levar a recuar, pois como Jesus afirma no evangelho, tudo é possível ao que crê (Marcos 9:23). Por ocasião da ressurreição de Lázaro, Jesus destacou a importância da fé na vida das irmãs Marta e Maria, dizendo: “Se creres verás a glória de Deus” (João 11:40).

Conclusão – Que possamos em nossa vida cristã crescer através destas experiências que foram elogiadas pelo escritor da carta aos Hebreus a igreja.