Os desvios da vida

Estudo de Célula 25

Pr. Luiz Carlos

Texto: Provérbios 21.1-17

Quebra Gelo: Você já enfrentou problemas em uma viagem por tomar um atalho?

Introdução: Infelizmente em nossa vida temos a tendência de procurar o caminho mais fácil e em função disso, priorizamos os atalhos e desvios que a vida nos proporciona ao estudarmos o capitulo 21 de Provérbios aprenderemos com o sábio Salomão a respeito do perigo destes desvios. Vamos hoje fazer um estudo detalhado desse assunto segundo Salomão.

1 – O coração humano e o engano v.2. Aqui vimos que Salomão afirma que todo caminho é reto aos seus próprios olhos. Como é difícil encararmos esta verdade, por exemplo, se você tivesse a oportunidade de voltar atrás em escolhas que fez em sua vida certamente mudaria suas decisões. Na história de Sansão, Ele fez uma escolha que trouxe sérias consequências em sua vida (Juízes 14:3,4), no livro de Rute vimos as consequências de uma escolha errada de Elimeleque e Noemi (Rute 1:1-5).

2 – O coração humano e o orgulho v.4. Outro desvio perigoso em nossa vida é o orgulho. A palavra de Deus afirma que o soberbo Deus conhece de longe (Salmos 138:6), o Senhor Jesus ensina que todo aquele que se exalta será humilhado (Lucas 18:14), Tiago em sua epístola também afirma que Deus se opõe aos arrogantes (Tiago 4:6).

3 – O coração humano e a precipitação v.5. Aqui temos um alerta importante de Salomão, sobre o perigo da precipitação em nossas decisões. Acostumamos afirmar que no momento de crise tomamos as piores decisões. Em (Provérbios 29:20) lemos que há mais esperança para o louco do que para o precipitado. Precisamos buscar a direção de Deus em nossas decisões (Tiago 1:5), pois assim teremos nossos caminhos bem ordenados (Provérbios 4:26,27).

4 – O coração humano e a contenda na família v.9. Como são resolvidos os conflitos em nossa família? Pois um terrível desvio em nossa vida familiar são as contendas familiares. No livro de Marcos vemos que uma casa onde há divisões não se mantém (Marcos 3:25), porque como Salomão diz que é melhor um pão seco do que uma casa farta de comida e com contendas (Provérbios 17:1).

5 – O coração humano e os prazeres da vida v.17. A palavra de Deus nos mostra sobre o perigo de sermos amigos do mundo (Tiago 4:4, I João 2:15). Quando não tínhamos a Cristo andávamos segundo o curso deste mundo, mas, agora precisamos evitar este terrível desvio que é uma vida segundo o mundo (Efésios 2:2-3).

Conclusão: Amados como vimos um pouco sobre os ensinos de Salomão em Provérbios 21, não vale a pena viver uma vida tomando atalhos e desviando dos retos caminhos de Deus.