Qual é a sua capa?
Estudo de Célula 53
Pr. Luiz Carlos


Texto: I Reis 19-19-21.
Introdução: O sentido espiritual bíblico da capa varia de acordo com o contexto, mas geralmente representa autoridade espiritual, unção, proteção, status social, desapego e um chamado divino. A capa de Elias, por exemplo, simboliza a transferência de autoridade profética para Eliseu, enquanto o ato de deixar a capa representa o desapego do que é prejudicial. Existem pessoas que nunca crescem em área alguma de sua vida, por causa de uma capa que transmite influências negativas em sua vida. Em nosso estudo de célula desta semana, iremos usar os exemplos bíblicos e com a ajuda do Espírito Santo ajudá-los a identifica qual é a sua capa.
1 - A capa do velho homem (Efésios 4.22-24): Significa que a pessoa deve abandonar os velhos hábitos e a antiga natureza pecaminosa (corrompida pela cobiça e engano) para ser renovada no espírito da mente e se revestir da nova natureza, criada para ser semelhante a Deus em justiça e santidade. É um convite para deixar para trás o "velho homem" (o eu antigo) e vestir o "novo homem" (o novo eu cristão). Para crescermos em nossa vida espiritual precisando renuncia a capa do pecado (Romanos 6.6-7).
2 - A capa da incredulidade (Mateus 17.19-20): Jesus ficou escandalizado diante da atitude dos discípulos que O seguiam, que se “alimentaram” d’Ele, mas não foram capazes de atender a súplica de um pai que pedia pelo seu filho que sofria de epilepsia e buscava ser curado.
3 - A capa da mendicância (Marcos 10.50-52): O cego de Jericó possuía uma capa, que alguns estudiosos da Bíblia acreditam que era um uniforme que dava a ele o direito de pedir esmolas. Mas antes mesmo de ser curado ele jogou fora aquele capa. Como crentes precisamos ter uma visão de reino, às vezes em função de maldições familiares, mantemos uma capa que nos impedem de crescer, na vida financeira; e com isto, ficamos na mendicância. A palavra de Deus nos mostra que aquele que honra a Deus com sua obediência e bem sucedido em tudo (Deuteronômio 28.1-8).
4 - A capa da autoridade: Esta é a capa mais importante na escritura sagrada. Jacó fez uma capa desta para seu filho José (Gênesis 37.1-4). Os irmãos de José ficaram irados com ele, porque entenderam que aquela capa concedia a Ele a autoridade como primogênito de Jacó. Pois embora não fosse o primeiro filho de Jacó. A esposa que era a escolhida por Deus para ele não era Lia, mas Raquel, a mãe de José. Aquela capa concedeu a José autoridade através de revelações divinas em sonhos, autoridade para vencer muitas provações, e por fim se tornar o governador do Egito. Outro grande exemplo de uma capa de autoridade é a do nosso mestre Jesus, os soldados romanos até a rasgaram para que não ficasse só com um deles (Mateus 27.31).
Conclusão: Poderíamos falar de muitas outras capas, porém crês os que nestas que mencionamos em nosso estudo, já da para fazermos uma análise com clareza sobre qual é a nossa capa. A capa recebida por Eliseu era de um chamado divino ministerial e espiritual, deu te deu esta capa? Ou você continua usando a capa do pecado; da mendicância ou incredulidade. Saiba que Deus tem para todos nós uma capa de autoridade, pois o seu filho primogênito nos concedeu esta grande benção (Lucas 10.19-21). Creia somente!
