Refletindo a imagem de Deus na terra
Estudo de Célula 57
Nathan Carlos


Texto: Miquéias 6:8
Introdução: O Senhor deseja de nós que pratiquemos a sua verdade, a qual está escrita na palavra, ainda que as circunstâncias mudem, ainda que o governo mude e ainda que a situação seja adversa, devemos nos alegrar no Senhor (Hb. 3:17), no texto que lemos podemos ver algumas qualidades que Ele deseja ver em nossas vidas para que possamos sermos imitadores dEle aqui na terra.
1 – Ele é justo (Provérbios 14:34) – Assim como o pai é justo, devemos praticar da justiça. Uma nação onde há justiça é engrandecida. O apóstolo Paulo na carta aos Romanos escreve que o justo viverá pela fé (Rm. 1:17). Em um mundo tomado pela injustiça e falta de amor Deus pede pro seu povo usar da justiça como sua prática e não ser conivente com a injustiça (Isaias 61:8).
2 – Ele é misericordioso, pois nos perdoa (Lucas 6:36) – Quantas vezes você não perdoou a seu irmão ou amigo, Deus por sua infinita misericórdia para conosco nos permite viver mesmo com a nossa raiz pecaminosa e que não merece o amor dEle, por isso devemos perdoar e viver em misericórdia com nossos irmãos. Devemos ser misericordiosos para também obtermos misericórdia (Mt. 5:7, Lc. 6:36,37). A cada vez que nos aproximamos do Pai, mais próximos estamos de sua misericórdia e graça (Hb. 4:16).
3 – Ele é alegre e humilde à vontade divina (Provérbios 22:4) – Para obtermos a honra precisamos ser humildes à vontade de Deus em nós, pois o que se exalta é humilhado mas o humilde é exaltado (Lc. 14:11). O Pai procura o seu coração como uma fonte de vida que transmite a humildade onde quer que você esteja, pois Deus olha de longe os arrogantes (Sl. 138:6, I Pe. 5:5).
4 – Ele é bom (I Crônicas 16:34) -Deus é bom e seu amor dura para sempre, por isso devemos ser bondosos para com o nosso próximo por meio do amor que habita em nós (I Co. 13:4). Não devemos deixar que a raiz do mal venha vencer o bem que Deus colocou em nossas vidas pois somente quando aprendemos a fazer o bem ao próximo obteremos a honra (Rm.12:21, Pv. 14:31).
Conclusão: Em um mundo onde as injustiças, a falta de misericórdia, a arrogância e o egoísmo parecem dominar, somos chamados a refletir as qualidades de Deus em nossas vidas. O Senhor nos ensina, por meio da Sua palavra, que a verdadeira imitação dEle está em viver com justiça, misericórdia, humildade e bondade. Estas virtudes não apenas nos aproximam do coração de Deus, mas também transformam a sociedade ao nosso redor. Quando buscamos viver à Sua imagem, em meio às dificuldades e adversidades, encontramos força, sabedoria e paz.
Como o apóstolo Paulo nos ensina em 1 Coríntios 11:1: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo." Este versículo nos lembra que, assim como Paulo se esforçava para viver de acordo com os ensinamentos de Cristo, nós também devemos seguir esse exemplo, buscando refletir a vida de Cristo em nossos comportamentos, atitudes e decisões diárias.
Portanto, que possamos ser imitadores de Deus, praticando em nossa vida o que Ele deseja de nós. Que, com nossa atitude, o nome do Senhor seja glorificado em tudo o que fizermos. Quando vivemos à Sua imagem, somos testemunhas vivas do Seu amor e da Sua justiça neste mundo.
