Seis princípios importantes em uma vida devocional

Estudo de Célula 15

Pr. Luiz Carlos

Texto: Mateus 7:7-8 "Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.”

Introdução: Todo atleta para que alcance um alto rendimento no esporte que pratica precisa de horas, dias, meses e ate anos de preparação para ser bem sucedido. O apostolo Paulo até usa a figura do atleta para exemplificar nosso comportamento na vida espiritual. (I Cor 9:24-27). Um principio na vida cristã que não podemos nunca negligenciar é a necessidade de termos um tempo devocional com Deus, ou seja, momentos em que lemos a bíblia e oramos a Deus. Para fazermos nossas orações com eficácia precisamos aprender seis princípios muito importantes em uma vida devocional.

1- Ore “Diariamente”. No ativismo que a vida nos proporciona é tentador tornar a oração o item b da lista de ação. Afinal de contas temos tanto a fazer. Mas a oração é merecedora do item a. Ela é a fonte da força que você precisa. Tome a decisão de orar todos os dias (Jó 8:5-7, Jeremias 29:13, 2 Crônicas 15:2)

2- Ore “Primeiro”. Se você marcar o tempo de oração para o fim do dia, algo com certeza invadirá o tempo. Telefones tocam, visitas aparecem. Ore primeiro ou você pode passar o dia todo sem orar (I Timóteo 2:1). Este foi um conselho muito importante que o Apóstolo Paulo deu ao seu discípulo Timóteo, coloque o relógio para despertar 30 minutos mais cedo que o habitual. Abra a bíblia antes da agenda do dia e faça a oração.

3- Ore “Pra cima”. A maioria das orações tem um foco “para baixo”. Oramos por nós, nossas necessidades, as coisas que gostaríamos hoje. As orações podem ser bastante egoístas, quando o foco for este lado do céu, tente orar para cima, foque o pai, louve-o e glorifique-o (Salmos 103:1). O Senhor Jesus ao ensinar os discípulos a orar, os orientou que deveria começar a oração para cima. “Pai nosso que esta no céu” (Mateus 6:9). Em Colossenses, Paulo diz que temos que buscar as coisas do alto (Colossenses 3:1,2)

4- Ore “Para fora”. Quando tiver uma necessidade você pode e deve levá-la ao pai. Mas a maioria das orações deve ser para fora, a favor dos outros, em lugar de ser para dentro a favor de nós mesmos. Tenha sempre disponível uma relação de nomes de pessoas e suas necessidades para você apresentar a Deus (Tiago 5:16, Efésios 3:14-19, I Timóteo 2:1,2).

5- Ore “Grande”. Você tem fé do tamanho de um grão de mostarda? Tenho certeza de que tem pelo menos isso! E isso já basta para mover uma montanha! Quando orar, peça que Deus realize grandes coisas através de você. Não se esqueça de que você esta dirigindo “Aquele que é poderoso para fazer tudo, muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” (Efésios 3:20). Ore, portanto de uma forma grandiosa.

6- Ore “Constantemente”. Um tempo de oração dedicado é importante. Uma atitude de oração é vital. “Orai sem cessar”, instruiu-nos Paulo (I Tessalonicenses 5:17). Permita que as orações subam do seu coração ao longo do dia, em agradecimento pelo pão cotidiano, em súplica por proteção, em louvor durante o dia, em confissão imediata de pecados. A atividade mais importante enquanto você dirige não é ouvir rádio ou música. Ore enquanto dirige, esteja em constante dependência de Deus.

Conclusão: Quando conseguimos aplicar os princípios acima em nossa vida devocional passamos a experimentar de uma constante experiência da presença de Deus.

Extraído do livro “A Excelência do Ministério” de Stan Toler.