Sintomas de uma vida encarcerada

Estudo de Célula 54

Pr. Luiz Carlos

Texto: Mateus 11.1-6
Introdução: Quando o profeta Isaías profetiza acerca do ministério de Jesus no capítulo 61:1, Ele diz que Jesus veio para programar liberdade aos cativos, e a abertura de preso aos encarcerados. Mas, entretanto a muitos crentes dentro da chamada igreja de Cristo que estão cativos, que estão encarcerados. Quando lemos a história de João Batista, vimos no texto acima, o que o encarceramento fizera na vida dele.

1 - Incredulidade - afinal de contas o mesmo João Batista que ouviu no cárcere falar das obras de Jesus foi o mesmo que viu Jesus um dia com seus discípulos e afirmou : “ Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Porque então que agora ele mandou perguntar se Jesus era aquele que deveria vir ao mundo? Isto aconteceu por causa da incredulidade. A incredulidade é o primeiro sintoma de uma pessoa aprisionada, encarcerada. Existem pessoas que não se posicionam nas coisas de Deus, devido à incredulidade. Na carta aos hebreus lemos que ela nos afasta do Deus vivo e nos impedem de tomar posse das promessas de Deus em nossa vida (Hebreus 3:12-19). Na vida de muitos crentes acontece como no caso de João Batista, viu a Jesus; serviu a Jesus até o batizado; reconheceu sua soberania (João 1:27). Porém quando encarcerado caiu na fé. Às vezes os crentes são encarcerados pelo mundanismo, pelo materialismo e pelas paixões terrenas e também caem na fé. O apóstolo Paulo firma que muitos apostataram da fé (I Timóteo 4:1-5).

2 - Falta de audição e visão espiritual - A resposta de Jesus aos discípulos de João foi, “ ide e anunciai a João o que estais ouvindo e vendo” (Mateus 11:4). Mas João não havia ouvido Jesus, ele não tinha visto a Jesus? Sim , porém ele perdeu estas sensibilidades espirituais. Infelizmente o mesmo acontece na vida de muitos crentes, pois o vêem, o ouvem, mas não o reconhecem, são como os discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13-35). A resposta de Jesus era uma forma de confrontar esta falta de sensibilidade de João Batista causada pelo encarceramento.

3 - Falta de mobilidade espiritual - Um dos sintomas das prisões também é a dificuldade em reunir na igreja, em congregar. Às vezes você tem tempo, para o seu lazer, para sua academia, para sua família, para seu trabalho, para seu time de futebol, tem uma agenda enorme, porém nela não tem tempo para Deus, você não valoriza a oração, o estudo da palavra de Deus, a comunhão com os irmãos em Cristo. E não tem tempo para congregar (Hebreus 10:25-27). Infelizmente este é o retrato na vida de muitos crentes nos dias atuais.

Conclusão: Mas Jesus pode te retirar desta prisão se você quiser é claro (Salmos 142:7). O salmista orou a Deus neste sentido. E hoje faremos o mesmo a seu favor aqui na célula.