Três atitudes essências em uma mudança

Estudo de Célula 50

Pr. Luiz Carlos

Texto: Gênesis 12:1
Introdução: Todos nós experimentamos em algum momento de nossa vida alguma mudança. Paulo falando sobre este assunto diz: “quando eu era menino, agia como menino…” I Coríntios 13:11a, mudança é algo que nos desafia, porque as vezes nos tira do lugar de conforto, tudo que acostumamos trás para nós segurança. Em algum momento precisamos ser desafiados, e a mudança é uma oportunidade para isto. Em nosso estudo de célula de hoje queremos falar de três atitudes que Abraão precisou tomar para experimentar a mudança que Deus lhe ordenara.

1 - A fé: Abraão teve que ter uma atitude de fé. O Deus que lhe desafiava a uma mudança ele não conhecia. Lemos que ao fazer um altar, ele fez ao Deus que lhe aparecera (Gn. 12:7). Onde ele vivia com sua família, ele conhecia muitos Deuses e poderia pensar que Deus era tão somente mais um Deus. Em muitos casos nós somos identificados como crentes, mas abrimos espaço em nossa vida para outros deuses, como o deus “mamom” o Deus do dinheiro; do materialismo. Existe também o deus do culto ao corpo, muitos têm o compromisso de levantar cedo para ir treinar, ou até sacrifica a noite de estar na igreja por causa da academia. Deus deseja mudar isto em sua vida. (Quantas vezes na semana você vai à igreja? Quantas vezes você vai à academia na semana? Se não há um equilíbrio nestas duas atividades, você tem um Deus estranho em sua vida). As escrituras dizem que temos que correr a carreira que nos está proposta, deixando os embaraços e pecado. (Hebreus 12:1)

2- A renúncia: A mudança que Deus ordenara a Abraão o desafiava a renunciar. Sai da sua terra, da casa de seu pai. Quando Jesus chamou a Pedro e seu irmão, eles tiveram que deixar as redes, eles teriam que renunciar a profissão de pescadores. O mesmo ocorreu com Tiago e João, que até consertavam o barco. Porque Jesus tinha para eles uma promessa, eu vos farei pescadores de homens, Mateus 4:18-22. A terra que Abraão vivia era uma terra idólatra, em Ur eles cultuavam uma divindade lunar, chamada Nanna. A visão de seus familiares era meramente terrena, pois Ur dos Caudeus era uma cidade próspera economicamente, por isso quando ele se separou de Ló, seu sobrinho escolheu as campinas de Moabe. Ocasionalmente, o nosso trabalho, a nossa empresa, torna-se obstáculos para servirmos a Deus. Com isto não tomamos posse das promessas de Deus em nossa vida porque não estamos dispostos a renunciar. Certa vez Jesus disse não tem ninguém que tendo deixado pai e mãe, não receba nesta vida cem vezes mais (Marcos 10:29-31). A vida cristã requer de cada um de nós renuncia (Lucas 9:23-26). Sabe por que de vez em quando a sua vida se torna triste? Porque você tem feito como o jovem rico (Mateus 19:21-22). É óbvio que Jesus não manda todos fazerem como ordenou ao jovem rico, mas os bens materiais não podem nos impedir de segui-lo, e servi-lo.

3 - A obediência: Ao longo da vida de Abraão, Deus lhe deu comandos: ”sai da tua terra” (Gênesis 12:1); “conte as estrelas” (Gênesis 15:2-6); Deus lhe diz - manda a serva embora (Gênesis 21:8-12); “Percorre a terra na sua largura e…” (Gênesis 15:2-6). Todos estes textos nos mostram como este princípio foi praticado por Abraão, pois tudo que Deus lhe ordenou ele obedeceu. Não existem bênçãos, prosperidade sem obediência (Deuteronômio 28:1-3). Não existe cura sem obediência (Êxodo 15:26).

Conclusão: Que mudanças Deus têm ordenado a você? Assim como Abraão, está disposto a ter fé, renunciar e obedecer para implementá-las? Em muitos casos a nossa vida se torna um ciclo cansativo e vicioso, porque Deus deseja que saiamos de lugares em que somos limitados espiritualmente, economicamente, emocionalmente e rejeitamos este processo de mudança. Pense Nisso.