Uma vida com propósito

Estudo de Célula 51

Pr. Luiz Carlos

O livro “Uma Vida com Propósito”, de Rick Warren, aborda a busca pelo sentido da existência sob uma perspectiva cristã, apresentando os cinco propósitos de Deus para a vida humana: agradar a Deus (adoração), fazer parte da família de Deus (comunhão), tornar-se semelhante a Cristo (maturidade espiritual), servir a Deus (com nossos dons e talentos) e viver uma vida de missão.

Em nosso estudo de célula desta semana aprenderemos como podemos cumprir cada um desses propósitos.

1º) Vivendo uma vida que agrada a Deus: Para agradar a Deus é preciso . Em Hebreus 11.6 lemos que é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe. Outro princípio essencial para agradarmos a Deus é o amor. O Senhor Jesus falou sobre esse princípio em João 14.21.Um princípio fundamental para agradarmos a Deus é também a santificação. Em 1 Pedro 1.15-16 somos chamados a ser santos porque Ele é santo. O profeta Daniel, quando estava em um propósito de santificação, ouviu de Deus: “homem muito amado” (Daniel 10.11-12).

2º) Vivendo uma vida de comunhão: Para vivermos uma vida de comunhão com Deus temos duas ferramentas principais: a oração e a Palavra de Deus. Quando Deus colocou o primeiro casal, Adão e Eva, no Éden, todos os dias eles tinham comunhão com Deus (Gênesis 3.8). Isso nos mostra que o ser humano foi criado para viver em comunhão com o Criador. Temos alguns lugares onde essa comunhão deve ser praticada:

a) Na família: Precisamos orar e estudar a Palavra com nossa esposa e filhos (Deuteronômio 6.7).
Pedro fala sobre o cuidado que o casal precisa ter na oração (1 Pedro 3.7).

b) Na igreja: A igreja é o lugar onde oramos, recebemos orações e somos instruídos na Palavra.
Não podemos deixar de congregar (Hebreus 10.25).A igreja é o corpo de Cristo e a família de Deus (Efésios 2.19-22).Todos nós precisamos ser membros dessa família.

3º) Vivendo uma vida de crescimento espiritual: O terceiro princípio que Rick Warren apresenta para termos uma vida com propósito refere-se a tornarmo-nos semelhantes a Cristo, ou seja, alcançarmos maturidade espiritual. Em 1 Pedro 2.2-3, somos alertados a desejar o leite não falsificado da Palavra. Infelizmente, nos dias atuais há muitos ensinos distorcidos; esse é o “leite falsificado”.
Paulo afirma que devemos alcançar a estatura de Cristo (Efésios 4.13).O escritor da carta aos Hebreus repreende os crentes por sua imaturidade espiritual (Hebreus 5.12).Portanto, não podemos permanecer como crianças espirituais.

4º) Vivendo para servir a Deus: Aprendemos em um estudo anterior: por que estamos aqui? Para servir a Deus. Há um ditado popular que diz: “Quem não vive para servir, não serve para viver. ”Para servirmos a Deus precisamos fazer tudo com amor, seja na igreja, em nossa família ou em nosso trabalho cotidiano. O Reino de Deus é um reino de servos. Um dos maiores exemplos deixados por Cristo foi o do serviço.
Ele renunciou à sua condição divina para viver como homem e morrer na cruz para nos salvar. No Evangelho lemos: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.”
(Marcos 10.45; Mateus 20.28)Devemos usar tudo o que somos e temos — dons, talentos e bens materiais — para servir a Deus.

5º) Vivendo o propósito de Deus em nossa vida: Para cada um de nós Deus tem um propósito. Quando Jó passou por terríveis lutas, o propósito de Deus era mostrar a Satanás que Jó era um crente fiel. No final de sua história, Jó entendeu isso (Jó 42.2-5).A nossa vida só tem sentido quando compreendemos o propósito perfeito de Deus estabelecido para nós. Quando Deus chamou o profeta Jeremias, lhe disse: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.”
(Jeremias 1.5)No Salmo 139.16 lemos que todos os nossos dias foram escritos antes de sermos formados no ventre materno. Mas como saber o propósito de Deus para nossa vida?
A resposta é simples: na Bíblia Sagrada. Em Romanos 12.1-2 aprendemos que, quando colocamos em prática o que o texto nos ordena, passamos a ter a mente de Cristo e andamos segundo a Sua boa, agradável e perfeita vontade.

Conclusão: Ao concluirmos nosso estudo, precisamos nos perguntar: Temos vivido uma vida com propósito? Se algum dos princípios mencionados acima estiver faltando em nossa vida, precisamos buscá-lo, pois somente assim viveremos verdadeiramente uma vida com propósito.