Vencendo no meio da crise

Estudo de Célula 10

Pr. Luiz Carlos

Texto: 1 Reis 17:1-16

INTRODUÇÃO: Afirmar que estamos vivendo hoje no brasil e no mundo, uma crise global, sistêmica, endêmica, agônica, aguda, talvez não assuste mais ninguém. Mas ainda é um fato. Estamos vivendo uma crise política, econômica, social e religiosa. E estamos ai sofrendo os ataques e toda a opressão desse mundo que jaz no maligno. O texto lido, retrata pra nós essa crise, mas aponta também pra nós uma solução. No texto que lemos o povo de Israel também estava vivendo uma crise terrível. O Rei era o rebelde Acabe que casou com Jezabel a mulher que mandou perseguir e matar os profetas de Deus. Acabe que fez aliança com Baal, que profanou o templo do Senhor. Mas nesse tempo de crise, Deus não levanta um partido político, ou uma denominação, Deus Levanta um profeta, chamado Elias. De qualquer forma você precisa crer que momentos como esse, são oportunos para que você experimente o milagre de Deus na sua vida. E por maior crise que seja, o justo não mendiga o pão! Aleluia!

1. DEUS MANDA ELIAS FALAR COM ACABE SOBRE A FALTA DE CHUVA - 1 Rs 17:1: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra. Sem chuva, sem plantação, sem comida, sem animais saudáveis, uma verdadeira Crise. Baal era o deus adorado pela fertilidade, pela prosperidade, pelas plantações. Mas com a crise Baal perdeu o seu valor. Se tem algo que o homem não tem controle é sobre a chuva e sobre a força da natureza. Isso para demostrar o poder sobrenatural do nosso Deus. Muitas vezes Deus permite que percamos o controle das circunstâncias, para mostrar a nossa incapacidade e limitação, mas também demonstrar o seu PODER E RECURSOS ILIMITADOS.

2. ELIAS VAI PARA O DESERTO APRENDER A DEPENDER DE DEUS - 1 Rs 17:2-6: 2 Veio-lhe a palavra do SENHOR, dizendo:3 Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto ao Ribeiro de Querite, fronteira ao Jordão.4 Beberás do ribeiro; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem.5 Foi, pois, e fez segundo a palavra do SENHOR; retirou-se e habitou junto ao ribeiro de Querite, fronteira ao Jordão.6 Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da ribeiro. Elias estava começando o seu ministério, estava falando parte de Deus, com autoridade, mas agora Deus fala para ele fugir, não enfrentar Acabe. Deus permite Elias passar por um deserto, sozinho, longe da multidão, para o deserto de Querite. O deserto é a Escola superior do Espírito Santo para nos ensinar a depender de Deus. a) Deus nos permite passar pelo deserto porque antes de trabalhar através de nós ele quer trabalhar em nós Querite = cortar na medida. b) No deserto nó vivemos milagres de provisão sobrenatural O milagre só acontece quando o homem não pode mais. Enquanto você achar que vai conseguir por si mesmo, o milagre não acontece. Se você consegue resolver tudo, a verdade é que você não precisa do agir de Deus. Da mesma forma, quando reconhecemos nossa carência diante de Deus, estamos dando oportunidade para o agir dele na nossa vida. Elias conheceu o Jeovah Jireh de várias formas. 1- Ribeiro de água , 2- Corvo com pão e carne c) No deserto nós aprendemos a maior lição da nossa vida:

3. PRECISAMOS APRENDER A DEPENDER MAIS DO PROVEDOR DO QUE DA PROVISÃO - Depender da provisão é fácil. Mas e quando a provisão acaba. De repente o ribeiro seca. É nessa hora que precisamos aprender a depender do PROVEDOR. Quando o Ribeiro seca, Deus nos mostra que a sua fonte não para. Quando o ribeiro seca, Deus sabe onde você está. Ele não é pego de surpresa. Quando a nossa dispensa está vazia, Deus nos mostra que Seu Celeiro continua transbordando. Você depende mais da PROVISÃO, ou do PROVEDOR. E por maior crise que seja, o justo não mendiga o pão! Aleluia! O Senhor quem derrama chuva dos céus que rega a terra e nos abençoa.

CONCLUSÃO: Não importa a dimensão do deserto, o Deus de Elias é também o nosso Deus, creia somente! Tiago 5:17-18.